terça-feira, 26 de agosto de 2008

Marisa Monte e a Velha Guarda da Portela em São Paulo


"É com tristeza que relembro coisas remotas que não vêm mais
Uma escola na Praça Onze testemunha ocular
e perto dela uma balança onde os malandros iam sambar..."

A apresentação de Marisa Monte junto com a Velha Guarda da Portela em São Paulo, está com ingressos esgotados.
A show marca o lançamento do documentário "O Mistério do Samba", co-produzido por ela e dirigido pelo cineasta Lula Buarque de Hollanda com parceria de Carolina Jabor.
O documentário mostra o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da Portela, que vivem no bairro de Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio de Janeiro.
A idéia nasceu em 1998 quando Marisa notou que havia muito material musical do grupo sem nenhum tipo de categorização.
Havia apenas dezenas de fitas K7 gravadas e guardadas por um projeto liderado por Paulinho da Viola nos anos 70. Marisa Monte, realizou então uma pesquisa onde recuperou composições dos anos 40 e 50 até então não gravadas. "Não fiz a pesquisa e o documentário porque sou cantora. Fiz porque me sinto cidadã e porque o samba faz parte da minha formação musical, como carioca".
Em seu album "Mais!" de 1991, Marisa regravou o clássico "Ensaboa" de Cartola, junto com a Velha Guarda feminina.
"A gente não quis fazer algo muito biográfico, queríamos mostrar como os sambas "brotam" desses sambistas que têm um cotidiano cheio de valores fortes, e às vezes muito duro. Como aquilo se transforma em música altamente sofisticada, mesmo eles não sendo músicos profissionais? Esse é um dos mistérios do samba", disse Marisa, na pré-estréia do documentário no Cine BomBril em São Paulo.

O documentário “O Mistério do Samba” estréia nesta sexta-feira, 29/08 nos cinemas.
Fonte: UOL

Nenhum comentário: